Geoprocessamento Político
Várias tipos de geotecnologias vem sido usadas pelas pessoas há algum tempo em várias áreas do conhecimento. Topografia; Fotogrametria; Cartografia; Sensoriamento Remoto; Posicionamento por Satélite; Geoestatística; Banco de Dados Geográficos; WebMapping e SIG, etc., são muito úteis e indispensáveis para muitas atividades. Com o geoprocessamento isso não é diferente.
Com a aproximação das eleições é necessário contar com todas as ferramentas disponíveis para a otimização do trabalho a ser despedido nesse período. Hoje falaremos um pouco sobre a ferramenta de geoprocessamento do nosso escritório, e como podemos ajuda-los (as) em sua campanha e mandato. Confira!
Geoprocessamento – o que é isso?
Como citado mais acima, o geoprocessamento é apenas uma das várias geotecnologias. Nas palavras de um dos principais estudiosos brasileiros sobre o assunto, Jorge Xavier da silva, Geoprocessamento é um conjunto de técnicas computacionais que opera sobre bases de dados (que são registros de ocorrências) georreferenciados, para os transformar em informação (que é um acréscimo de conhecimento) relevante.
Simplificando para você entender melhor, a ferramenta consiste em um mapa interativo, onde é possível visualizar onde moram os contatos cadastrados na sua base de dados.
Ou seja, é possível tomar conhecimento da localização de seus eleitores e eleitores em potencial a partir de dados já identificados e estruturados para gerar informações precisas e relevantes para a vida política e tomada de decisões.
Para Xavier da Silva a finalidade formal do Geoprocessamento é a geração de conhecimentos para apoio à decisão quanto aos recursos físicos, bióticos e sócio-econômicos do ambiente. A principal vantagem disso é a viabilidade de poder traçar estratégias assertivas de acordo com essas informações para alcançar o público específico de cada região.
O que são as tags?
O mapa interativo oferece uma visão georreferencial dos elementos e referências disponibilizados a partir das tags, que nada mais são que uma espécie de etiquetas cadastradas no sistema. Com essas tags é feita uma segmentação realizada a partir das características de cada pessoa.
Não é o sistema quem cria as tags. Elas são criadas e personalizadas pelo próprio usuário de acordo com suas necessidades, e pode funcionar para qualquer segmento (lideranças, empresários, professores, servidores públicos, estudantes etc.).
Depois, ao visualizar o mapa, você pode aplicar um filtro que te mostre a localização dessas pessoas específicas em cada região, o que pode ser muito útil para a tomada de diversas decisões, tanto na campanha quanto no mandato.