Planejamento Eleições 2022 -24
Pode parecer muito tempo, mas quando se fala na construção de condições propícias para uma vitória eleitoral, três semestres passam voando.
É possível vencer uma eleição saindo para uma disputa em cima da hora, sem preparo? É. Mas, as chances são muito menores do que as de alguém que fez a lição de casa direito.
Em linhas rápidas, eleições são compostas de:
✅ Públicos – para quem você fala.
✅ Conteúdos – o que você fala.
✅ Canais – por onde você fala.
✅ Tempo – quando você fala.
Quando você sabe identificar quais os conteúdos certos para cada público, e sabe como produzi-los e entregá-los nos momentos certos, usando os canais adequados, você constitui reputação.
A reputação é a grande moeda do voto. As pessoas votam por motivos variados, mas creio que a principal motivação está em ter uma vida melhor.
O eleitor médio busca nos candidatos aquele que melhor entende o seu problema ou a sua vida, que tem condições para resolvê-lo, que se mostra disposto a colocar sua prioridade na pauta, que tem um histórico ou reputação que transmita confiança.
O maior desafio de um candidato é mostrar quem ele é, como pensa e o que quer, para quem tenha sinergia e tenha um título eleitoral em dia, para que, em um determinado dia, o eleitor saia de sua casa, se dirija a uma seção eleitoral e digite seu número, passando ao candidato a representatividade.
👉 Eu recomendo que se comece o trabalho o quanto antes. Cada dia que passa é um dia a menos, e como a eleição tem data marcada, todo dia perdido faz com que o trabalho precise ser maior no próximo.
Paes Barbosa