A identidade visual é importante para qualquer pessoa ou marca, ela realça as características mais essenciais e torna aquilo reconhecido perante às outras pessoas.
Dessa forma, se trabalhar fortemente uma identidade visual, a sua marca poderá conversar muito mais com o seu público e se aproximar de seus objetivos. Hoje, uma identidade muito bem trabalhada, pode ser reconhecida só pelas cores, pela silhueta entre outros detalhes que revelam de qual empresa se trata.
Mas afinal, o que é a identidade visual?
A identidade visual é um processo de criação que reúne vários elementos fundamentais e característicos para a construção da marca. Ela condiz com quem é a empresa e quais seus valores. Através da identidade visual, será possível destacar a sua marca de outras concorrentes, além de transmitir a mensagem que gostariam de passar a seu público. É fundamental para que você se apresente ao seu cliente como uma empresa em que ele possa acreditar e investir.
Como é feita a construção da identidade?
O processo da construção do manual de identidade visual, precisa primeiramente ser documentado em cada uma de suas etapas. Ele tem o objetivo central de ser um guia definitivo da comunicação visual da sua empresa. Este documento será utilizado pela equipe para criar todo o seu planejamento estrutural eleitoral.
Para a construção da identidade visual, são necessários seguir alguns passos:
1º passo:
O briefing – toda etapa inicia-se por um briefing, onde é o acolhimento de todas as informações necessárias sobre o cliente, a sua empresa e os produtos. Perguntas básicas como: quem é o seu público alvo? Como você descreveria o seu produto? Qual o seu diferencial? Quais seus concorrentes? Devem ser sanadas ainda nessa etapa. A parte técnica como sugestão de cores, formas e orçamentos devem ser vistas também.
2º passo:
O brainstorm — essa parte é onde todas as ideias são bem-vindas. Nessa fase nasce o esboço da identidade visual da marca. Por isso, as pessoas envolvidas discutem de forma dinâmica todas as possibilidades que possam ocorrer.
3º passo:
Tenha uma persona definida — ter a sua persona definida será importante para definir a personalidade da sua marca aos olhos do público.
4º passo:
Escolher fonte e cores — essa é uma parte técnica que corresponde como a sua marca é. A tipografia precisa estar alinhada com todas as cores definidas e também com a imagem para que o seu público entenda a mensagem.
E depois?
Após finalizar todas essas etapas, o processo irá se concentrar na montagem, ou seja, depois da criação de sua identidade, serão feitos testes de como ela poderá ser aplicada para diversos conceitos.
É importante todo o time da Campanha terem em mente que muitas vezes o processo de construção da marca, pode não dar certo para alguns candidatos e outras sim, por isso, entra a grande questão em saber contratar uma empresa especialista e que te ajudará nessa construção, esmiuçando cada detalhe para tornar as suas características a sua identidade.
Para que você tenha a melhor identidade visual, nós da Paes Barbosa Inteligência Artificial Analytics em Marketing Político e Eleitoral, trabalhamos no processo desse desenvolvimento da construção, para que ela tenha todo o seu DNA e que ela se torne o diferencial em meios aos concorrentes.
Saibam mais sobre o nosso trabalho através do nosso site nossas e entrem em contato conosco para mais informações.
Venham descobrir as infinitas possibilidades de sua Campanha se destacar!