O marketing pós-eleitoral nasce da consciência de que o trabalho do marketing político não se encerra com a eleição. É necessário que a imagem continue sempre positiva e que qualquer crise que possa surgir seja gerenciada. Dessa maneira, o marketing pós-eleitoral ajuda a garantir bons resultados nas possíveis tentativas de reeleição.
É fundamental entender que o marketing pós-eleitoral não serve apenas como forma de promover positivamente o mandato e o político eleito, mas também é um ferramenta que auxilia na boa gestão, já que é intrinsecamente ligado à comunicação com seus eleitores, fazendo com que se entenda quais são as demandas.
A verdade é que muitas vezes a comunicação e o marketing são deixados de lado em vários tipos de organização, não recebendo a dedicação e o valor que realmente necessitam.
Na política, fato é que a publicidade e o marketing são muito mais levados em conta apenas no período eleitoral e que nos gabinetes não seja feito um trabalho comunicacional de divulgação e ações que visem levar o conhecimento à população.
É preciso que ao assumir seu mandato, o político e seus assessores reflitam sobre um planejamento estratégico comunicacional e decidam de qual forma será feito o posicionamento público do governo. E isso é válido para os cargos de todos os níveis governamentais, seja ele federal, estadual ou municipal.
Ao o iniciar o mandato, o político eleito precisa entender quais são as reais necessidades e o que está ao seu alcance. Por isso é tão importante contar com uma assessoria de comunicação ao seu lado para manter em ordem e harmonia o relacionamento com a mídia e com o público em geral após as eleições.