É cada vez mais comum vermos nos noticiários matérias falando que os brasileiros estão desacreditados dos partidos e políticos que comandam o país. No entanto, apesar desse descrédito, os cidadãos têm se mobilizado cada vez mais em relação às questões políticas e sociais.
Esse cenário abre portas para o político que deseja ser reconhecido e ficar à frente da disputa eleitoral. Mas, para isso, é preciso saber como engajar eleitores.
Qual é importância do engajamento
O engajamento é uma das molas propulsoras da transformação. Em um momento em que o país vive o descrédito das instituições públicas e seus gestores, o político precisa desafiar-se diariamente para se manter como uma figura forte e despertar confiança.
É por meio do engajamento que o candidato consegue ter uma abertura maior para conhecer a fundo as necessidades da sociedade em seu entorno e tem mais propriedade para realizar debates, entendendo as causas de insatisfações dos eleitores. Além disso, ele tem mais propriedade para estruturar as propostas e estratégias de abordagem do público, conquistando-o.
Como engajar eleitores
Para garantir a eficácia no engajamento dos eleitores, é necessário seguir alguns passos, como mostraremos a seguir. Veja só:
- Defina o seu público-alvo
É praticamente impossível que um político consiga agradar a todos os setores da sociedade. Logo, é importante definir o público de eleitores que de fato tem potencial de elegê-lo. Para ajudar, defina nichos e estude-os, entendendo exatamente o que eles anseiam, que tipo de político eles esperam, entre outros detalhes.
O candidato consegue se sair melhor a partir do momento que busca esse conhecimento. Além disso, é necessário se reciclar e manter-se sempre atualizado e atuante, o que cria no público a ideia de que você merece alcançar o poder ou permanecer nele.
- Realize visitas estratégicas ao público
Apesar da agenda cheia que você pode ter no período eleitoral, é importante encontrar espaço no cotidiano para realizar visitas estratégicas ao público. Afinal, elas são capazes de engajar ainda mais os eleitores.
Isso pode acontecer de diferentes maneiras: desde visitas às residências até participação em eventos comunitários. Nesses momentos, você terá a oportunidade de mostrar de maneira positiva a sua imagem, além de ter a chance de explicar as suas propostas para os eleitores, esclarecendo os principais pontos da sua candidatura.
- Utilize as mídias sociais
Segundo um anúncio feito por Mark Zuckerber criador do Facebook, mais de 117 milhões de brasileiros estavam ativos na rede social em 2017. O número vem crescendo, o que é uma excelente oportunidade para os políticos que desejam aumentar a interação com os eleitores.
As redes sociais são uma ótima opção para criar engajamento. Para isso, o político precisa não só apresentar conteúdo de qualidade, mas também buscar uma comunicação com o eleitor, sempre respondendo questionamentos.
- Busque apoio em grupos
Outra dica para criar engajamento é buscar o apoio em grupos comunitários. Isso pode ser feito com a ajuda de cabos eleitorais. A ideia é que, ao se aproximar e entender as demandas de uma comunidade, por exemplo, você consiga estabelecer uma imagem positiva diante do grupo.
Por isso, busque o apoio de líderes desses grupos de potenciais eleitores e promova junto a eles discussões e debates abertos. Assim, você incentiva a participação dos eleitores e eles têm a possibilidade de conhecer melhor o ambiente político no qual estão inseridos.
Saber como engajar eleitores é um desafio na atualidade. No entanto, com a ajuda das estratégias certas, é possível realizar a tarefa e ainda conseguir o tão esperado destaque frente aos opositores.
Vamos ensina-los, como engajar eleitores online e offline, o que não deve ser feito e muito mais!
Paes Barbosa Inteligência em Marketing Político e Eleitoral