Quando falamos de inovação em campanhas eleitorais, queremos propor uma abertura na visão de coordenadores e políticos sobre como suas estratégias são pensadas. Os tempos são outros, as pessoas consomem informações na web conectadas em seus computadores, notebooks, tablets e smartphones. A pergunta que fica é a seguinte: será que o marketing político eleitoral tradicional está indo ao encontro das demandas dos eleitores? O que você tem feito para inovar em suas campanhas?
O comportamento eleitoral mudou e, para isso, vamos falar um pouco sobre estratégias inovadoras que você deve investir e acreditar para destacar suas campanhas. Veja:
Conteúdo responsivo
O eleitor pesquisa e consome informação por diversas telas. Logo, todo conteúdo disposto na web deve ser adaptável para todos os dispositivos móveis. Imagine a frustração de um eleitor que pode estar em um transporte público voltando do trabalho, mas não consegue ler direito um texto no blog da campanha em seu smartphone.
Mais pessoas estão conectadas por dispositivos móveis. Você deve pensar na formatação de um site ou blog que facilite a usabilidade, como tamanhos maiores de fontes, botões que não sejam pequenos para que usuários não toquem sem querer ou imagens que se adaptam as dimensões de qualquer tela.
Marketing de conteúdo
As pessoas estão dando mais importância para blogs e perfis em mídias sociais que oferecem conteúdos de qualidade, informações realmente valiosas. Empresas de todo o mundo apostam nessa estratégia porque ela estabelece um elo com os consumidores que, por sua vez, depositam confiança e credibilidade. Os visitantes são leais com quem posta informações úteis e que agreguem valor às suas vidas.
Se pensarmos que muitos eleitores consideram política um tema chato, se destacar nesse cenário oferecendo um conteúdo que interesse é uma grande oportunidade para angariar possíveis votos. Que tal tentar com um blog onde sejam postados artigos sobre temas relacionados à eleição, mas sem ter propaganda ou falar diretamente do candidato?
Marketing político eleitoral nas redes sociais
O diferencial das mídias sociais é a quebra da barreira da comunicação unilateral das propagandas na TV para uma conversa, uma troca de informações e experiências diretamente com os seguidores. A palavra-chave desse processo é a humanização.
Use as redes sociais de modo que o público veja seu candidato como uma outra pessoa, que até pode se comunicar de modo mais informal, e não como uma organização ou uma empresa, com uma linguagem mais corporativa. Proponha debates, responda os comentários, participe de grupos e fóruns de debate, faça vídeos ou poste fotos da rotina não só da campanha. Dê a oportunidade de os eleitores vivenciarem o dia a dia do político como se estivessem acompanhando a dos seus ídolos, artistas e pessoas famosas.
Design thinking
Esse talvez seja o processo mais completo para que uma ideia inovadora obtenha sucesso. Um projeto ou uma campanha pautada no design thinking vai desde a aproximação do problema, por meio do entendimento sob diversos pontos de vista, até a etapa da execução das ideias a partir das informações pesquisadas e ideias geradas. É um sistema voltado para a resolução das necessidades de um público — de forma aprimorada e adquirindo conhecimento.
Inovação no marketing político eleitoral não é só criar estratégias novas e modernas. É um princípio que parte da adequação e evolução de técnicas que precisam se adaptar a uma nova realidade. A decisão de voto não é muito diferente de um processo de compra. Portanto, se as empresas investem em inovação em seus métodos de abordagem e relacionamento com o cliente, por que sua campanha política não deveria ser assim?
Então, você acredita que a busca por estratégias inovadoras poderá ser um diferencial competitivo para as suas estratégias de marketing político eleitoral? Deixe sua opinião nos comentários.